Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O 3D e a Nintendo

Muitos dizem que a experiência com o 3D da Nintendo é muito recente, e que começou com o Virtual Boy…
ia_3ds_volume1_content05
Mas eles estão totalmente errados. De acordo com uma entrevista recente no Iwata Asks, os chefões da Nintendo contam toda a história um tanto secreta em torno da experiência da companhia.
Tudo começou com um jogo de NES (acredite se quiser).  Um jogo chamado Famicom Grand Prix II: 3D Hot Rally.
ia_3ds_volume1_content10
Lançado para o NES japonês (Famicom) através do sistema Family Computer Disk System (um periférico lançado no Japão em Fevereiro de 1986 que se conectava ao Famicom através de uma porta de expansão e que lia e escrevia jogos em disquetes), e utilizava óculos de LCD (assim como as TVs 3D de hoje) para direcionar as imagens de um olho para o outro.

ia_3ds_volume1_popup03 
No começo o jogo era apenas um simples jogo de corrida, desenvolvido pela HAL Laboratory, Inc. (empresa que programou muitos jogos famosos, como Kirby e Super Smash Bros.), com apenas o diferencial de ter subidas e descidas bem realistas. Mas para o jogo vender, Miyamoto, o criador do Mario, refez todas as pistas e colocou o famoso personagem no jogo.
Logo veio o Virtual Boy, que em 1995 não fez muito sucesso, mas, como disseram na entrevista, “era um brinquedo legal”, que iria até usar 3D no modo wire frame. Mas enquanto o Virtual servia de bobo alegre, um rebuliço acontecia dentro da Nintendo, pois estavam criando o Ultra-64 (o Nintendo 64), que inovou com um analógico e um controle que usava um “memory card”.
Apareceu o protótipo de um Game Boy Advance SP com uma tela como a do 3DS (3D sem óculos), mas infelizmente apresentava uma resolução muito baixa.
E o mais incrível foi quando revelaram que o GameCube (lançado em 2001) tinha suporte a tecnologia 3D com óculos de LCD, e o jogo de lançamento, Luigi’s Mansion, possuía uma versão funcional em 3D, mas como óculos de LCD eram caros na época, não foi lançada.
E então chegou o 3DS, que atraiu a atenção de todos com a sua tecnologia, e já tem até data e preço para chegar nas lojas:  dia 27 de março, e vai custar 249 dólares, o que dá aproximadamente 425 reais sem os impostos abusivos do nosso país.
Os aplicativos que já vão vir incluídos no 3DS são:

O Home Menu

built-in_homescreen
O portal de todo o software do Nintendo 3DS, o menu inicial, acessível em todos os momentos. Pressionando o botão HOME durante o jogo automaticamente pausa tudo e permite continuar a jogar mais tarde, por exemplo, se você precisa pesquisar na Internet para obter dicas de jogos, aperte o botão HOME, e abra o navegador de Internet, em seguida, retorne para o seu jogo sem interrupção. São várias funções úteis que podem ser acessadas: Internet (que precisa da atualização do sistema e acesso sem fio à Internet de banda larga), a Lista de Amigos (Friend List), Game Memos, e sua Lista de Notificações (Notifications List) .

Nintendo 3DS Camera

built-in_0007_3DSCamera
As câmeras externas fotografam em 3D, e assim  como no Wii e no DSi você pode modificar as fotos com ferramentas .

Mii Maker

built-in_0005_MiiMaker
Os Mii  fizeram tanto sucesso no Wii que voltaram no 3DS com recursos extras. No 3DS você pode criar um Mii de uma foto. Depois de escolher apenas algumas configurações básicas, você simplesmente tira uma foto com a câmera embutida, e o Mii  Maker aplicativo gera automaticamente o seu personagem Mii. Em seguida, é possível realizar os ajustes finais, e voilá! Seu Mii está pronto.

StreetPass Mii Plaza

built-in_miiplaza
StreetPass Mii Plaza é o lugar onde os Mii “vivem”. Quando StreetPass é ativado, você pode trocar Mii, informações de jogos recentes, e mais com outros donos de Nintendo 3DS.

AR Games

built-in_0004_ARGames
Os AR Games usam as câmeras externas e os AR Cards incluídos no sistema. Basta colocar um dos AR Card sobre uma superfície, e a câmera Nintendo 3DS lê o cartão e inicia as fases do jogo e os personagens diante de seus olhos.

Face Raiders

built-in_0003_FaceRaiders
Usando a câmera, você tira uma foto de si mesmo, um amigo ou membro da família, que é então colocado em alvos. Para jogar, você precisa mover-se com seu Nintendo 3DS, inclinando-se (fisicamente) para attirar neles. É um jogo em 3D combinado com os sensores de movimento.

Activity Log

built-in_0002_ActivityLog
O Activity Log registra tanto a sua atividade de jogo, assinalando os jogos que você jogou e quanto tempo você jogou-os, bem como a sua atividade física, contando cada passo que você dá ao carregar o Nintendo 3DS. Acompanhe os dados por dia, semana, mês ou ano e andar mais a cada dia para ganhar Moedas Play (Play Coins), que podem ser usadas em jogos e aplicativos compatíveis para a aquisição de conteúdos especiais.

Nintendo eShop

built-in_0001_DownloadClassicGames
Ainda em fase de desenvolvimento, a Nintendo eShop possui o Virtual Console, onde são encontrados apresentando jogos de sistemas clássicos da Nintendo (no 3DS, Game Boy e o Game Boy Color foram confirmados até agora). Além dos jogos da Nintendo eShop e aplicativos e jogos do 3DS, a Nintendo DSiWare, está incluída.

Internet Browser

built-in_0010_Internet-Browser
O acesso a Internet é fácil com o Navegador de Internet. É necessária uma atualização do sistema para páginas da Web diretamente no portátil, onde quer que haja uma conexão sem fio.

Nintendo 3DS Sound

built-in_0006_3dsSound
O Nintendo 3DS Sound serve para escutar músicas de um cartão SD nos formatos MP3 e AAC, além de permitir a gravação e reprodução de sons gravados no micrrofone do sistema por meio de filtros de som. 

Videos 3D

Embora o 3DS possa gravar e reproduzir vídeos em 3D, ainda se discute se poderá utilizar essa função.

System Transfer

System Transfer é uma função que permite que possa se realizar a transferência de jogos 3DS para 3DS e DSi/DSi XL para 3DS. Há um limite de transferências, e alguns softwares não´podem ser transferidos. Em breve a Nintendo divulgará mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário