Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

A Onda do 3D

Hoje em dia tudo quer rodar em volta do 3D. Filmes como "Alice no País das Maravilhas" e "Avatar" de repente mudaram a nossa maneira de ver os filmes. Mas o 3D é uma tecnologia mais velha do que qualquer vovô ou vovó. Vamos fazer uma jornada pelo desenvolvimento desta tecnologia simples, mas que todos acham terrivelmente complicada.

1500 - Nesta época surge o renascentismo, que visava representar na pintura as coisas mais realistas o possível. Para conseguir isso, os artistas utilizavam a perspectiva e jogos de luzes e sombras para representar volume e profundidade.

1860 -  Surge o estereoscópio. Era como um óculos, em que você colocava imagens especiais, que foram tiradas uma do lado da outra, como se a câmera fosse os dois olhos humanos. Quando tudo estava certo, as duas imagens se uniam, dando a impressão de serem uma só, com profundidade.

Aquela "coisa" no rosto da mulher é um estereoscópio
1950 - Surgem revistas em quadrinhos com imagens em 3D para serem visualizadas com óculos do tipo vermelho/verde (o tipo mais antigo de óculos, propiciava imagens de qualidade inferior aos populares óculos vermelho/ciano).


1980 - Os filmes em 3D começam a virar um negócio lucrativo para as empresas, e a tecnologia melhora consideravelmente.

1992 - Surge Wolfenstein 3D.

1993 - Surge StarFox, para Super Nintendo, que utilizava o chip especial Super FX para renderizar unidades 3D reais, poligonais, uma versão bem básica dos games de hoje (obs.: nem o Wolfenstain ou o StarFox "pulavam da tela")

1995 - A Nintendo lança o Virtual Boy, que através de um sistema de espelhos e telas led monocromáticas, dava ao usuário uma visão 3D dos jogos. Infelizmente era muita revolução para a época, o sistema era muito caro e suas limitações não compensavam o precinho salgado.

1996 - Chega o Nintendo 64, com um processador de 64 bits, o dobro do seu concorrente, o Playstation. A mania 3D ganha força, e os jogos 2D começam a rarear.

2000 - Surge o ColorCode 3D, um sistema melhor para 3D em cinemas. É um óculos com "corzinhas especias" que permite uma visão totalmente em cores.

2003 - Game Boy Advance SP entra na área. Embora muitas pessoas não saibam, é mais potente que um Playstation, e roda gráficos 3D.


2009 - Sai para os cinemas Avatar, que revive o desejo pela terceira dimensão (aquela que pula da tela).

2010 - A Nintendo disponibiliza protótipos do 3DS na E3. Basicamente o 3DS oferece ao seu usuário gráficos 3D como no cinema, mas SEM ÓCULOS e com portabilidade total (ao contrário do Virtual Boy, que se dizia portátil mas só podia ser jogado sobre uma mesa). O preço dessa maravilha vai ser divulgado em 29 de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário