Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

Mais um Update

Descobertas Incríveis

image image

Nintendo Video

Há alguns dias (21 de Julho) a Nintendo lançou um aplicativo de vídeo para a 3DS eShop americana, cumprindo a sua promessa de oferecer conteúdo 3D de graça para os usuários do portátil. Você simplesmente baixa o aplicativo da eShop e o inicia para que milhares de updates surpresa apareçam por meio do SpotPass (que funciona mesmo quando o portátil está em Sleep Mode).
Os primeiros quatro vídeos em 3D disponíveis são:
· O trailer introdutório do aplicativo "What is Nintendo Video?".
· Sunday Jog, um curta de PassmoreLab que pode ser visto em 2D  no site oficial do curta 
· Dinosaur Office," um curta de CollegeHumor.
· O trailer do filme do Capitão América
O aplicativo contem slots para apenas quatro vídeos, sendo que quando conteú do novo é baixado, os velhos são automaticamente apagados. Há o botão “Curtir” do Facebook (que está posicionado na tela de baixo enquanto o vídeo é reproduzido na tela superior). Quando este é pressionado, o vídeo tem a reprodução suspense, o aplicativo é “congelado” e o 3DS Internet Browser (o navegador do 3DS) é aberto para que você entre na sua conta do Facebook. Depois de clicar no botão “Curtir” da página, você pode continuar a assistir o vídeo de onde parou.
Além de chutar o esquecido e humilhado News Channel do Wii, esse aplicativo revoluciona amaneira de ver vídeos no console, pois embora seja muito mais fácil assistir vídeos na net, vídeos em 3D sem óculos só estão disponíveis para o aplicativo.

 

3DS com preço reduzido

O preço sugerido para o console 3DS diminuiu bastante. O console que custava 249 dólares há pouco tempo agora irá custar US$ 169,99 a partir de 12 de agosto. Para compensar essa “bonificação” (assim fica mais fácil de comprar um Super Mario 3D Land ou um Mario Kart 7) dada aos jogadores, os executivos terão cortes salariais.
Para que os usuários que compraram o console antes da redução do preço, a Nintendo dará a oportunidade de baixar 20 jogos clássicos: 10 do NES (até agora foi divulgada essa lista: Super Mario Bros., Donkey Kong Jr., Balloon Fight, Ice Climber and The Legend of Zelda ) e 10 do Game Boy Advance (até agora foi divulgada essa lista: Yoshi’s Island: Super Mario Advance 3, Mario Kart: Super Circuit, Metroid Fusion, WarioWare, Inc.: Mega Microgame$ e Mario vs. Donkey Kong).

Pepper’s Ghost

image Pepper’s Ghost é uma técnica que cria uma bela ilusão de ótica que é utilizada nos cinemas, em museus e em truques de mágica. Ela pode fazer objetos em 3D aparecerem, desaparecerem, ficarem parcialmente transparentes e se transformarem. O nome dessa técnica é em homenagem a John Henry Pepper, a primeira pessoa a demonstrar essa técnica em meados de 1860.
Para que a ilusão exista é necessário haver três salas, iluminação especial, vidro laminado ou acrílico transparente e um espectador (ou uma câmera). Uma sala precisa ser completamente preta, e adiante dela o vidro laminado posicionado em um ângulo de 45 graus em relação à próxima sala (sendo que as salas devem estar a 90 graus uma da outra) onde a ilusão será formada. Olhando o diagrama fica mais fácil de compreender:
pep_diag port
Para que a ilusão funcione o espectador deve conseguir ver toda a sala principal, mas não a sala escondida. A maior aplicação deste efeito está nos parques da Disney, mas ela também pode ser encontrada em vários museus norte-americanos.
Variações mais modernas desta técnica são conhecidas como Musion Eyeliner (que utiliza projetores de alta definição e LEDs que “projetam” a imagem em 3D sobre um fino filme virado a 45° para o público)e Arena3D's XSTAGE®. A aplicação mais recente está no Our Planet Centre, onde o Príncipe Charles é projetado em tamanho real. Quem sabe não é essa a misteriosa técnica que está por trás dos shows da estrela virtual japonesa Hatsune Miku?

Efeitos Especiais Falidos

Esses efeitos especiais foram uma grande revolução quando foram inventados, mas viraram clichês, pois é muito fácil realizá-los.
O “efeito vertigem” (Vertigo effect), que foi usado pela primeira vez no filme Vertigo, de Alfred Hitchcock, é aquele famoso efeito de filmes de terror. É um clichê tão comum que só um vídeo pode explicar:
Este efeito especial é feito de duas maneiras: aumentando o zoom ao mesmo tempo em que está afastando a câmera do objeto focado ou diminuindo o zoom enquanto a camera se afasta do objeto focado:

O outro efeito, chamado de “Dutch Angle”, é fácil de explicar: aquela câmera torta nos momentos de ação. Extremamente fácil de fazer:
Comumente usado na série Batman e Robin e em filmes de baixa qualidade, acabou virando clichê.
image
A combinação desses efeitos simplesmente se transformou no maior clichê cinematográfico.